sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

MAIORES FARSAS DA INTERNET

1- O turista do World trade center
Após os atentados do 11 de Setembro, surgiu um foto de um turista em cima de uma das torres gêmeas com um avião bem próximo da torre, que teoricamente seria momentos antes dos ataques terroristas. Na verdade, trata-se de uma montagem, o avião que se chocou é um Boeing 767 e o que se mostra na foto é um 757, além disso, na foto mostra-se um avião a aproximar-se da torre norte, sendo que essa não tinha ponto de observação para turistas.

2 – Vírus do ursinho
Emails circularam dizendo que o aplicativo “jdbgmgr.exe”, que possui um ursinho como ícone, era um vírus e que deveria ser apagado imediatamente do computador. O arquivo em questão não era vírus, mas sim, um componente necessário do Windows.

3 – A cobra do McDonald’s
Surgiu na rede a historia de que num restaurante da rede McDonald’s, uma criança estava a brincar numa piscina de bolinhas. Ela reclamou várias vezes para a supervisora sobre um brinquedo que dava choque. Porém a supervisora alegava que não era choque, pois o brinquedo no tinha nenhum tipo de ligação elétrica. Na terceira vez em que a menina reclamou, ela desmaiou. A menina morreu por envenenamento e após esvaziarem a piscina de bolinhas, acharam um ninho de cobras no local. Esse fato teria, segundo a lenda urbana, provocado o fechamento de quase todos os estabelecimentos da rede na cidade. Essa lenda urbana surgiu nos EUA, a mesma historia se vai repetindo inúmeras vezes, com algumas pequenas mudanças.

4 – Coca-Cola Light + Mentos
Várias pessoas receberam um e-mail, afirmando que uma pessoa tomou Coca-Cola Light com uma pastilha mentos sabor hortelã e morreu, pois segundo o e-mail, a junção desses produtos ocasionava uma explosão. Tudo não passa de uma farsa. O especialista USP que tratado no e-mail não existe. A Coca-Cola divulgou uma nota afirmando que ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, não ocorrendo nada com intensidade semelhante ao experimento que se observava na internet. Caso semelhante e que também é uma mentira, é o caso da Fanta Uva.

5 – Leite longa vida
A mensgem dizia que o numero que fica na parte inferior das embalagens de leite significa a quantidade de vezes que o leite foi retornado, repasteurizado e colocado á venda novamente. Pela lei, o leite cru não pode sofrer duas vezes tratamento térmico. Em termos econômicos, sairia muito mais caro para as empresas repasteurizar o leite. A Tetra Park, responsável pelas embalagens do leite, divulgou uma nota desmentindo o caso e afirmando que o numero em questão é impresso no momento da produção da mesma e refere-se ao posicionamento da bobina utilizada.

Sem comentários: