quinta-feira, 11 de março de 2010

Cristo Professor !‏

ESTA É DAQUELAS QUE, SE CALHAR, SÓ OS PROFS É QUE VÃO PERCEBER...



Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

Em verdade vos digo,


- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...



Pedro interrompeu:

- Temos que aprender isso de cor?



André disse:

- Temos que copiá-lo para o papiro?


Simão perguntou:

- Vamos ter teste sobre isso?




Tiago, o Menor queixou-se:
- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!




Tiago, o Maior gritou:
- Cala-te queixinhas!




Filipe lamentou-se:
- Esqueci-me do papiro-diário.




Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?




João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?




Judas Iscariotes exclamou: (Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre)
- Para que é que serve isto tudo?




Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?



Judas Tadeu reclamou:

- Podemos ao menos usar o ábaco ?




Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!



Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

- Onde está a tua planificação?

- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?

- E a avaliação diagnóstica?

- E a avaliação institucional?

. Quais são as tuas expectativas de sucesso?

- Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?

- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?

- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?

- Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?

- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?

- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?

- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?



Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso.

Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que já não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!


... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

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