sábado, 6 de outubro de 2007

Os esclarecidos


As minhas amigas que me desculpem, mas isto está mesmo escrito, e como se não basta-se, o nosso Amigo Alvaro Ferreira fez a sua divulgação que nos sem problema algum aqui reproduzimos com a devida venia:

Leis de Manu (Livro Sagrado da Índia): «Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar do seu marido, se este morrer, dos seus filhos e se não os tiver, do seu soberano. Uma mulher nunca deve governar-se a si própria».

Zaratustra (filósofo persa, século VII A.C.): «A mulher deve adorar o homem como a um deus. Todas as manhãs, por nove vezes consecutivas deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?».

São Paulo (apóstolo cristão, ano 67 D.C.): «Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos».

São Tomás de Aquino (italiano, teólogo católico, século XIII ): «Para a boa ordem da família humana, uns terão que ser governados por outros mais sábios que aqueles; daí a mulher, mais fraca quanto ao vigor da alma e força corporal, estar sujeita por natureza ao homem, em quem a razão predomina».

Constituição (liberal) de 1820: "as Cortes são constituídas por uma só câmara...eleita por sufrágio universal e directo, excluídos analfabetos, mulheres e frades".

Friederich Hegel (filósofo alemão do século XIX): «A mulher pode ser educada, mas a sua mente não é adequada às ciências mais elevadas, à filosofia e algumas das artes».

Ora toma … afinal ainda há esclarecidos !

Sem comentários: